Tecnologia Assistiva e Inovações para Pessoas com Deficiência Visual

Tecnologia Assistiva e Inovações para Pessoas com Deficiência Visual

Maria Aparecida Onuki Haddad,  Robert Mortimer e Marcos Wilson Sampaio

Tecnologias assistivas ou ajudas técnicas são produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. (LBI, 2015). Para a pessoa com deficiência visual, dentro do panorama de recursos existentes, destacam-se os equipamentos eletrônicos e de informática com contínuo desenvolvimento tecnológico e que proporcionaram recursos para a promoção do desempenho na realização de tarefas.  A pessoa com baixa visão dispõe de recursos eletrônicos e de informática que podem oferecer ampliações maiores que as proporcionadas pelos auxílios ópticos e possibilitam maior resolução visual e funcionalidade. Recursos de substituição da visão, por meio de interfaces sonoras e táteis auxiliam a pessoa com deficiência visual profunda e cegueira quanto ao acesso a informação.

  • Ampliação eletrônica da imagem
    O principal auxílio eletrônico para ampliação da imagem é conhecido como CCTV (closed circuit television - circuito fechado de televisão) ou auxílios de video-ampliação (SVA) ou videomagnificação. Podem ser modelos de mesa, portáteis e montados em armações.
  • Informática
    Soluções de acessibilidade estão presentes em praticamente todas as plataformas e aparelhos que dependem da tecnologia da informática, desde computadores pessoais e dispositivos móveis até eletrodomésticos. Os recursos de informática para pessoas com deficiência visual funcionam mediante interfaces que representam a informação através de diversos sentidos: visuais, sonoros, hápticos (tato, propriocepção) ou de uma combinação deles.
  • Inovações tecnológicas
    1) a inteligência artificial já permite o reconhecimento de objetos, pessoas e ambientes em tempo real a partir do celular por meio de aplicativos como o Seeing AI®, (Microsoft) ou sistemas autônomos vestíveis como o OrCam My eye 2®,(OrCam);
    2) a realidade aumentada sobrepões nas telas de celulares e outros dispositivos vestíveis imagens do mundo real e objetos virtuais, o que permite colocar dados suplementares sobre o mundo real ao alcance do usuário, inclusive das pessoas com deficiência visual;
    3) a Internet das coisas e as cidades inteligentes colocam computadores em objetos do mundo real, como televisões, eletrodomésticos e locais físicos na infraestrutura das cidades, todos ligados à Internet. Ou seja, os computadores vão estar cada vez mais presentes nos objetos de nosso entorno.

A informática é fundamental para assegurar o acesso à informação de forma geral, à cultura, à comunicação, à educação, ao trabalho e ao lazer. Dessa forma, é importante incentivar pessoas com deficiência visual a aprender a usar as tecnologias de informação e comunicação modernas para garantir sua independência, autonomia e inclusão plena na sociedade.

Para saber mais:
https://www.reabilitacaovisual.com.br/publicacoes

Reabilitação em Oftalmologia,
Editores:
Maria Aparecida Onuki Haddad
Marcos Wilson Sampaio
Remo Susanna Jr

2020
Editora Manole

Receba todas as atualizações da Oftalmologia USP

registre seu contato

Copyright © | Todos os direitos reservados Clínica Oftalmológica USP - HCFMUSP | Desenvolvido por Imaginatrix